A nossa história

O Portal da Construção Sustentável (PCS) surge em 2010, numa fase em que o setor da construção de edifícios já se encontrava em declínio. Sendo o excesso de construção uma realidade incontornável e a necessidade de qualidade na construção cada vez mais imperativa (com a implementação de medidas para a diminuição do consumo de recursos, como a energia e a água), não só pelas questões ambientais, mas também sociais, surge a necessidade de fazer evoluir o setor de uma nova forma. Este projeto pretende responder a esta necessidade, apostando em:

– Informação atualizada sobre o setor dos edifícios, com enfoque para a qualidade construtiva, eficiência energética e reabilitação;

– Sensibilização da população e empresas do setor para esta nova realidade, através de ferramenta online e projetos de sensibilização;

– Divulgação de produtos e/ou serviços que respondam a esta realidade.

O PCS destina-se aos consumidores em geral, aos promotores e projectistas, a associações e indústrias da construção, a empresas e profissionais do sector da construção, a organizadores de feiras e congressos, a organismos públicos e outras entidades.

O PCS pretende reunir como parceiras todas as empresas e entidades cujos produtos ou serviços que fornecem obedeçam a pelo menos quatro dos dez Princípios do PCS, entendidos como indispensáveis para contribuir para um ambiente construído com qualidade e consequentemente mais sustentável.

A missão

O Portal da Construção Sustentável, que conta com uma equipa de profissionais com provas dadas na área de arquitetura, construção, ambiente e energia, pretende dar resposta à necessidade de um novo rumo para o setor da construção, no sentido da sua maior sustentabilidade, atuando como consultor de empresas do setor, apostando fortemente em ações que privilegiem a promoção das boas práticas para a qualidade construtiva, eficiência energética e reabilitação.

Para além de ações de divulgação de informação constantemente atualizada no nosso Portal e através de ações de rua, como participação em feiras nacionais e internacionais, onde damos a conhecer os produtos dos nossos parceiros e os princípios pelos quais nos regemos no sentido de uma construção mais sustentável, a empresa também organiza seminários, em formato aula aberta, em várias universidades e institutos de ensino superior e ainda ações de formação reconhecidas e certificadas por Associações e Ordens Profissionais, recorrendo a formadores qualificados.

O PCS pretende ser uma referência para as áreas de Arquitetura e Construção, envolvendo as temáticas ambiental, económica e social numa perspetiva de divulgação e disseminação de conhecimento que visem a sustentabilidade do setor da construção. E a realidade é só uma: ou mudamos a nossa forma de estar na vida, pensando e tornando os nossos edifícios, onde passamos cerca de 90% dos nossos dias, mais eficientes no que se refere ao consumo de recursos, ou os custos para os manter confortáveis ambientalmente e economicamente viáveis, tornar-se-ão, a seu tempo, incomportáveis. É com base na premissa de que as preocupações ambientais, sociais e económicas assumem um papel fundamental numa sociedade que augura por um desenvolvimento sustentável, que o Portal da Construção Sustentável trabalha diariamente de modo a contribuir para a alteração do atual paradigma.

A equipa

alineguerreiro_peq_2

Aline Guerreiro

CEO | Arquiteta. Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Encontra-se a frequentar o Programa doutoral em Arquitectura – sustentabilidade, inovação e tecnologia na Universidade do Minho.

flavia_santos_2

Ana Flávia Silva

Arquiteta. Mestrado Integrado em Arquitetura – Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI.

4_batalha_3

João Batalha

Webmaster and Website Developer
Engº de Sistemas. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE.

5_patricia_2

Patrícia Veiga

Consultora | Arquiteta. Doutorada em Arquitectura Sustentável pela Universidade de Nottingham – Inglaterra.

6_rui_2

Rui Sérgio Martins

RP, Finanças e Relações Externas | Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho.

Start typing and press Enter to search