A descarbonização dos materiais: o exemplo do alumínio

Aumentar a economia circular na indústria dos materiais é necessário e urgente. É o que já faz, por exemplo, a indústria do alumínio, um material 100% reciclável e que não perde valor no processo. Ou seja, permite ser utilizado exatamente para o mesmo fim, ao contrário de outros materiais de construção.

Controladores Vulcano

Diferentes tipos de controladores permitem inúmeras possibilidades de programação que se adaptam ao estilo de vida dos utilizadores, e são compatíveis com as caldeiras da Vulcano.

Caldeiras de condensação da Vulcano

A nova geração de caldeiras de condensação da Vulcano, além de novos e exclusivos designs, possuem ligações horizontais para uma melhor integração, um display intuitivo a cores, com um texto explicativo e ainda a possibilidade de conetividade via Wi-Fi.

Bombas de Calor da Vulcano

A gama de Bombas de Calor da Vulcano permitem poupanças de cerca de 70% comparativamente a outros sistemas de aquecimento de água. De tal forma que irão desempenhar um papel essencial para o cumprimento do objetivo da descarbonização e de um crescimento económico e sustentável da Europa.

Edifícios e transição energética na UE

Cada país da UE precisa de apresentar a sua estratégia para abordar a energia nos edifícios, para o período 2021-2030, através de planos energéticos e climáticos integrados. O impacto cumulativo destes esforços pretende contribuir para o objetivo global de se atingir cerca de 32,5% de eficiência energética dos edifícios até 2030.

Pradarias Marinhas

As pradarias marinhas são um habitat constituído por plantas aquáticas – as ervas marinhas – que formam um complexo sistema em zonas costeiras, lagoas, rias e estuários.

Hidrogénio

Já o hidrogénio é um combustível universal, leve e muito reativo e poderá ser uma valiosa alternativa para a redução de emissões. A sua reação é feita através de um processo químico conhecido como eletrólise.

Soluções solares Térmicas da Vulcano

A Vulcano disponibiliza equipamentos que funcionam através de energia limpa, como as suas soluções solares térmicas que consistem em sistemas de aquecimento de águas através de energia solar, que pode ser utilizada para aquecimento de águas sanitárias, piscinas e como apoio aos sistemas de aquecimento central.

Edifícios e recursos naturais

Os edifícios e o desenvolvimento têm impactos ambientais significativos sobre os nossos recursos naturais, incluindo o consumo de energia. Pois os edifícios representaram cerca de 40% do consumo total de energia na Europa. Os ocupantes dos edifícios utilizam cerca de 18% do total de água consumida em toda a Europa.

Serão os edifícios sustentáveis, mais caros?

Talvez surpreendentemente os edifícios realmente mais sustentáveis, possam custar mais na sua fase de construção, do que projetos convencionais. Mas, os processos de conceção integrados que identificam abordagens mais eficientes e holísticas da construção de edifícios podem reduzir estes custos ao longo do ciclo de vida do edifício.

O conforto e segurança necessários, com SGG CLIMALIT PLUS

Uma vez colocados estes vidros nas janelas de sua casa, fique também a saber que no final de 3 meses já poupou a energia necessária para o fabrico destes mesmos vidros! A partir desse momento, as suas janelas estão a contribuir para reduzir a pegada de carbono e proteger o nosso planeta.

Benefícios da construção sustentável

Edifícios sustentáveis bem concebidos, construídos, utilizados e mantidos podem ter muitos benefícios, incluindo a durabilidade, o consumo reduzido de energia e de água, operações e manutenção reduzidas, melhor saúde e produtividade dos seus ocupantes…

Ruído através do vidro? Nem pensar – CLIMALIT PLUS

E não só para a redução da poluição sonora o vidro Climalit contribui. Todo o vidro utilizado para fabricar vidros duplos e triplos já contem 30% de material reciclado, o que significa a redução do impacte no seu fabrico e a redução do consumo de novas matérias-primas.

Ter luz através da janela, sem entrar calor – CLIMALITPLUS

É essencial que todos tomemos consciência sobre a importância da eficiência energética e da poupança de energia, incentivando através de materiais de construção mais sustentáveis, uma mudança de hábitos no setor da construção para uma maior responsabilidade ambiental, como é o caso do vidro Climalit.

O que é um edifício verde

Os edifícios verdes devem incorporam materiais sustentáveis na sua construção que sejam reutilizados, de conteúdo reciclado, ou feitos de recursos renováveis); criando ambientes interiores saudáveis com o mínimo de poluentes! Saiba tudo em csustentavel.com

O que é a geotermia?

De um modo generalista, a geotermia é a ciência que estuda o calor proveniente do interior da Terra. Na construção, o objetivo é utilizar esta temperatura, que no subsolo permanece a uma temperatura constante de cerca de 16º.

Bioarquitetura

Bioarquitetura quer dizer que falamos de Arquitetura Sustentável. Neste tipo de arquitetura os edifícios não são projetados tendo em consideração apenas a estática. As soluções encontradas na Bioarquitetura tem por base a economia de água e de energia, a ventilação natural e a minimização de produção de resíduos sólidos.

Energias renováveis e energias alternativas

Para que uma energia possa ser considerada renovável, precisa ter origem em fontes naturais que tenham a capacidade de regeneração a curto e médio prazo, sem impactes para o ambiente ou minimizando-os ao máximo. Dois exemplos são a energia solar e a energia eólica, respetivamente provenientes da luz do sol e do vento. Comparativamente, a exploração destas duas fontes energia são bem mais benéficas para o ambiente.

Biocombustíveis

Os Biocombustíveis são fontes de energia consideradas alternativas, por apresentarem baixos índices de emissão de poluentes para a atmosfera. No geral, essas fontes de energia costumam ser produzidas a partir de produtos agrícolas ou vegetais.

BIOFILIA

Já ouviu falar em Biofilía? BioFilia, vem do grego: Bios significa vida e philia, significa amor, afeição, ou necessidade de satisfação. Assim a biofilia pode resumir-se ao amor pela vida.

A Construção e as alterações climáticas

As alterações climáticas estão a ter um impacto significativo nas empresas, na sociedade, e no nosso modo de vida. É cada vez mais consensual de que é necessária uma mudança para uma economia de baixo carbono.

SBTool

SBTool é um sistema internacional, voluntário, de avaliação e reconhecimento da sustentabilidade de edifícios. Foi adaptada à realidade nacional, tendo por base a estrutura do sistema internacional.

Legislação RCD

Segundo a legislação para Rediduos de Const e demolição, o produtor de RCD, seja dono de obra particular, empreiteiro ou concessionário de obra pública, tem como obrigação…

Painéis híbridos

Um Painel Solar Híbrido é um equipamento capaz de gerar eletricidade e água quente, simultaneamente a partir da radiação solar. Dispõe de células fotovoltaicas que produzem eletricidade e de um sistema hidráulico que aquece a água.

Gestão de resíduos

A gestão de resíduos, deve começar na obra. Chamam-se RCD, resíduos de construção e demolição e correspondem uma parcela significativa dos impactes causados pelo setor da construção no ambiente.

Sustainable Value SV+

Todos os produtos que se encontram no Portal da Construção Sustentável, são produtos que contribuem para o desenvolvimento mais sustentável do setor da construção, a que damos o nome de ecoprodutos.

Chumbo

Sabia que já existem torneiras isentas de chumbo. Estas, evitam que uma quantidade de chumbo, embora muito reduzida, possa ser ingerida quando bebemos água da torneira.

Caixilharias eficientes

Porque devemos optar por caixilharias em material que não deriva do petróleo? Por varias razões… diga NÃO aos derivados de petróleo sempre que há alternativas.

Simulador de Água

Poupar água é não só um bem ambiental, como é uma necessidade urgente! Lembre se que, segundo a ONU, mais de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, este problema está relacionado com 80% das doenças e mortes….

Reutilizar e Reciclar

É obrigatório aumentar a vida útil dos materiais já produzidos e em bom estado. Este cenário que vivemos não só é terrível e medonho, como nos faz aperceber de quão frágeis são as nossas opções, quando não as pensamos de modo sustentável.

Painéis Solares Térmicos

Muitos confundem ainda painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos. Enquanto os primeiros servem para produzir energia elétrica, os segundos servem apenas para aquecimento de água através da energia do sol.

Dia Mundial da Água

Hoje comemora se o Dia Mundial da Água. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural e tão valioso.

Biomassa

Os resíduos florestais e os das indústrias da fileira florestal são muito usados em lareiras e outros sistemas de aquecimento. No entanto, o PCS defende que só resíduos devam ser utilizados como combustível, sendo que não é sustentável fabricar a dita “biomassa” para queimar.

Fases do projeto de arquitetura

Vou projetar a minha casa. O que devo fazer? Antes de tudo, contratar um arquiteto. Este será o responsável por todas as fases do projeto de arquitetura. De forma abreviada, estas dividem-se em: Estudo prévio; Projeto de licenciamento; Projeto de execução e Acompanhamento da obra.

Colocação do isolamento

O isolamento, deve ser sempre aplicado pelo lado exterior no caso de paredes exteriores. Assim, ao aquecermos o ar de um espaço interior ele vai aquecer a massa que compõe a parede e aos poucos atravessá-la, quando acaba a sua viagem depara-se com o isolamento que não o deixa sair mantendo a parede quente e consequentemente o ar interior a uma temperatura constante.

Painéis solares fotovoltaicos

Hoje vamos falar de painéis solares fotovoltaicos, estes são usados para produzir energia elétrica a partir da luz do sol. Mas para que esta eletricidade possa ser aproveitada para os mais variados fins, este painel é acompanhado de um conversor de corrente, de um gerador e de um quadro elétrico. A este conjunto chama-se sistema fotovoltaico.

Jardins verticais

Nos jardins verticais colocados em fachadas o processo de evapotranspiração reduz a temperatura que é absorvida pela parede e, consequentemente, ameniza a temperatura interna do edifício.

Coberturas ajardinadas

A coberturas verdes num edifício retira o calor da cobertura e arrefece a superfície do edifício. Ao contrário, no inverno, quando a vegetação do tipo caducifólia começa a perder suas folhas, esse sistema permite a passagem de raios solares para aquecer as edificações.

Conforto térmico (inverno)

O conforto térmico de nossas casas é um dos fatores mais importantes para que nos sintamos confortáveis em casa. As temperaturas de conforto numa habitação situam-se entre 19 °C e 21 °C durante o dia e entre 15 °C e 17 °C durante a noite.

Sombreamento com vegetação

Podemos sombrear um edifício com palas de sombreamento ou com vegetação. O uso da vegetação para sombrear contribui também para criar pequenos microclimas em áreas muito pavimentadas. Além de amenizar a temperatura de baixo da copa da árvore, controla a incidência de raios solares e a iluminação.

Usar a vegetação para climatização

A arquitetura, se ligada ao paisagismo, é capaz de criar um microclima, uma pequena área onde as condições de ventilação, insolação, temperatura e humidade diferem das condições do clima da região.

Materiais naturais e tecnologias locais

Tal como o nome indica, um Material Natural tem a sua origem na Natureza. Podem ser de origem mineral, vegetal ou até animal como por exemplo a madeira, bambu, argila, pedras, lã e palha

Inércia Térmica

A conservação de temperatura deve-se à capacidade de esta se acumular nos elementos construtivos. A essa capacidade chamamos de inercia térmica. A inércia térmica influi sobre o comportamento do edifício tanto no Inverno como no verão.

Sustainable Value

O Sustainable Value, desenvolvido pelo PCS é um selo acreditado pela norma ISO 14024, e diz respeito à atribuição de um rótulo ambiental do tipo 1. Este programa de rotulagem ambiental é voluntário, baseado em múltiplos critérios, e autoriza a utilização deste rótulo em produtos indicando a sua mais-valia no que se refere à sua contribuição, para um melhor ambiente construído.

BIM – o digital ao serviço da sustentabilidade

O BIM permite criar modelos 3D digitais que incluem dados associados às características físicas e funcionais dos produtos que serão instalados. A LECA PORTUGAL já disponibiliza uma biblioteca BIM dos seus produtos! Visite o site Leca.pt e… bons projetos!

O que é o Caderno de Encargos

É uma documentação que contém um conjunto de orientações e referências que devem ser respeitadas durante a execução da obra. De uma forma simples, o Caderno de Encargos, é como que um manual de instruções do projeto de arquitetura e respetivas especialidades, onde se explicam métodos e formas de aplicação e construção com os materiais prescritos.

A importância dos recursos naturais

A nossa qualidade de vida está dependente da nossa capacidade de viver dentro dos limites dos recursos disponíveis e, por isso, a União Europeia está empenhada em incentivar o consumo e a produção sustentáveis. No setor da construção não é diferente. E, por essa razão, devem ser sempre privilegiados os materiais fabricados com produtos locais.

A casa alentejana

A casa alentejana, região onde se desconhece praticamente o granito, onde de um modo geral escasseiam os afloramentos de rocha e onde, em seu lugar, abundam os terrenos argilosos, utiliza, na sua construção, materiais dóceis, calcários moles e friáveis e mármores, onde estes existem.

Radão

O radão é um gás radioativo de origem natural, incolor e inodoro e a exposição prolongada ao radão no interior de edifícios é a segunda causa de cancro do pulmão, depois do tabaco, e a primeira causa em não-fumadores.

Amianto na construção

O amianto (ou asbesto) é uma substância cancerígena, por isso, sempre que é mencionada, semeia o medo e alimenta incertezas. Mas, a existência de amianto num edifício não constitui, por si só, um risco para a saúde, nem o contacto com o mesmo dita uma sentença de morte.

Materiais Tóxicos

Muitas vezes sem sabermos, estamos junto de materiais tóxicos. O que quer dizer que são materiais que podem produzir efeitos adversos nos utilizadores dos edifícios, ou seja na população em geral.

Camada de Ozono e o Protocolo de Montreal

Comemora-se hoje o dia internacional para a Preservação da Camada do Ozono, no dia em que se assinou o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.

Ar Condicionado vs Ventilação

É fundamental garantir a boa ventilação de espaços habitáveis, como também é imprescindível fazer a manutenção dos equipamentos de ar condicionado, através da desinfeção por empresas certificados, de forma a não comprometer a qualidade do ar.

Arquitetura & Engenharia

Essas disciplinas, nem sempre são tão integradas e humanas quanto deveriam ser e, muitas vezes e os ambientes criados negligenciam a importância e influência das duas disciplinas para o conforto humano.

As árvores e a cidade

Os serviços que as árvores prestam ao planeta variam desde armazenamento de carbono e conservação do solo até a regulação do ciclo da água. Elas apoiam os sistemas alimentares naturais e humanos e fornecem casas para inúmeras espécies – inclusive para nós, como materiais de construção.

A sustentabilidade é holística

A sustentabilidade é uma disciplina holística em que não só, todos os fenómenos naturais devem ser preservados e contemplados, como também todos os intervenientes em qualquer setor que se intitule sustentável, devem ser conhecedores desta disciplina.

RNC, o que é?

Por ocasião da Cimeira de Ação Climática, Portugal submeteu às Nações Unidas, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.Atingir a neutralidade carbónica em Portugal implica a redução de emissões de gases com efeito de estufa até 2050 e a compensação de emissões através do uso do solo e da floresta.

Manual de utilização

Não existe em Portugal uma prática corrente de manutenção programada e integral dos edifícios, especialmente dos pequenos edifícios de habitação. Qualquer edifício deve possuir o seu manual de utilização, onde possam ser definidas as soluções construtivas utilizadas, a durabilidade de cada material e a utilização de todos os equipamentos de forma sustentável.

Efeito de estufa

O efeito de estufa é útil, necessário à vida pois conserva calor na Terra, mas a alteração no equilíbrio da atmosfera, devido à excessiva emissão de gases, está a influenciar este processo de uma forma nociva, fazendo com que fique mais calor retido, aumentando o aquecimento, conduzindo a alterações climáticas.

Certificação LEED

LEED é um sistema de certificação ambiental de edifícios, e a sigla significa Leadership in Energy and Environmental Design, que pode ser traduzida como Liderança em Energia e Design Ambiental. Foi criado nos EUA em 1993, com o intuito de promover e fomentar práticas de construção sustentável. Pode ficar a saber mais sobre esta e outras certificações em custentavel.com

Porquê trabalhar com um arquiteto?

O Portal da Construção Sustentável acompanha os gabinetes de arquitetura em Portugal, para que os arquitetos estejam sempre informados sobre os melhores materiais e soluções construtivas no âmbito de uma maior sustentabilidade. E lembre-se, quanto mais cedo o arquiteto for envolvido no processo, maior será a sua capacidade de atuação no desenvolvimento mais sustentável do setor da construção.

Custos da Construção Sustentável

Se custa mais construir um edifício sustentável? É claro que não! Sustentabilidade é economia de recursos e se construirmos um edifício tendo em consideração a melhor orientação solar, o isolamento adequado, as aberturas de vãos devidamente dimensionadas e o controle solar indicado, iremos ter um edifício otimizado! O que vai reduzir as necessidades de consumo de energia, para climatização, ao longo da sua vida útil.

Gestão de resíduos em obra

Os resíduos podem gerar impactes ambientais imensuráveis, por isso devem ser geridos e controlados convenientemente. É uma necessidade adotar medidas e planos de gestão que visem minimizar a produção de resíduos orientando o seu correto encaminhamento, devendo sempre ser valorizados.

A Casa Minhota

Normalmente esta casa típica, associava numa só, a habitação humana, a loja da produção agrícola e o curral do gado. Eram de planta retangular e pés direitos baixos, normalmente de dois andares. A climatização destes edifícios fazia-se de forma passiva, são construções típicas de uma arquitetura vernacular.

Eficiência hídrica

O conceito de eficiência hídrica em edifícios, desenvolveu-se no sentido de investigar e apresentar soluções que permitam de alguma forma aumentar a poupança de água nos edifícios e assim atenuar as consequências que a escassez deste recurso possa trazer. Saiba mais sobre estas soluções no portal da construção sustentável.

Arquitetura bioclimática

A arquitetura bioclimática é aquela que integra, desde a fase de estudo prévio de um edifício, estratégias e recursos passivos, ou seja, aqueles que permitem aproveitarmos as condições naturais favoráveis e específicas do clima e do local. Uma arquitetura bioclimática oferece simultaneamente, proteção contra as possíveis condições extremas.

Reabilitação com subtelha Onduline

Sabia que podemos reutilizar uma estrutura existente, numa reabilitação, com a subtelha ONDULINE®? Devido ao seu baixo peso e devido à sua flexibilidade, os sistemas Onduline, permitem a reutilização das estruturas existentes de cobertura, bem como da telha cerâmica (sempre que estas estejam em condições), evitando a extração de novos recursos da natureza.

Sombreamento

Sabia que, se queremos tirar partido do clima para climatizar a nossa casa, nunca devemos colocar o sombreamento pelo lado de dentro do vidro? No nosso clima, o indicado é a colocação pelo lado exterior, para evitar os ganhos desnecessários no verão e no inverno é só deixar a radiação atravessar o envidraçado.

Soluções construtivas

Em muitos casos, edifícios com menos de cinco anos já necessitam de obras de reparação que poderiam ser completamente evitadas. Como exemplo, um material de isolamento, que não mantem as mesmas características ao longo da sua vida útil, ou seja, as mesmas de quando aplicado, implica patologias posteriores como humidades e condensações.

Planeamento Urbano

O planeamento urbano é assim um processo de análise, do passado e do presente, para se fazer uma antecipação do futuro. Sendo bem estudado, deve responder às necessidades dos cidadãos locais, , numa perspetiva de sustentabilidade. No portal da construção sustentável, existe uma área dedicada a este tema.

Onduline isenta de alcatrão

Sabia que o fabrico das placas da Onduline é completamente isento de alcatrão? É por isso que, quando transformado num resíduo, este é classificado como um resíduo não perigoso. Já os resíduos que são classificados como perigosos, contém pelo menos uma das 15 propriedades perigosas definidas a nível europeu, o que não é o caso das placas Onduline.

Vegetação

Fazemos um apelo a todos os envolvidos no setor da construção. É imprescindível pensar no espaço construído, incluindo a vegetação existente. Se queremos um planeta saudável, protejamos o bioma. E para que tal seja possível é sempre melhor ter árvores grandes e, portanto, antigas.

O que é uma EPD?

EPD, é o acrónimo em inglês de Environmental Product Declarations. Em português tem-se usado a abreviatura DPA – declaração ambiental de produto. Trata-se de um relatório público que informa os resultados da análise do ciclo de vida de um produto validados por uma entidade externa a todo processo.

SCE

O Sistema de Certificação Energética, permite disponibilizar ao consumidor informação sobre o desempenho energético do edifício, que inclui a redução de custos em energia, a melhoria do conforto térmico e ainda o acesso a financiamento e benefícios fiscais.

O betume é um material inerte

O betume é um material muito usado no setor da construção e não tem qualquer impacte na saúde humana. Não deve, por isso, ser confundido com o alcatrão. Que este sim, contem na sua composição, matéria considerada cancerígena. Sendo assim, a subtelha da Onduline, é um produto completamente inerte.

Edifícios doentes

A Síndrome do Edifício Doente refere-se a sintomas inespecíficos que ocorrem nos ocupantes de um edifício, como alergias, cansaço, stress ou outros, o que aumenta o absentismo no trabalho e provoca uma diminuição de produtividade.

MyEcobuild

A app – MyEcobuild, é uma aplicação para smartphones, concebida pelo Portal da Construção Sustentável, com a intenção de ajudar a colmatar a falta de informação que existe associada ao setor da construção. Instale a nossa app MyEcobuild, vai ver que lhe vai ser útil!

Impermeabilização com telas EVALON

O produto obtido a partir das telas recicladas EVALON, pode ser reintroduzido em novos ciclos produtivos, como por exemplo, através da utilização em telhas de passagem e de manutenção. A sua reutilização térmica é também uma possibilidade, uma vez que a energia contida nos produtos pode ser recuperada no processo de incineração de resíduos.

Greenwashing

Por certo que já ouviu o termo Greenwashing, o que quer dizer: “fazer uma lavagem verde!”. Normalmente esta necessidade de uma empresa, fazer uma lavagem verde, está associada a algo com um impacte muito negativo no ambiente…

Iluminação natural

A iluminação natural é essencial à saúde dos ocupantes dos edifícios. O contacto com a luz natural mitiga os sintomas físicos associados ao cansaço, dores de cabeça e por vezes, confusão mental. Além de que o nosso corpo produz vitamina D quando em contato com a luz solar, essencial à saúde.

EVALON e sustentabilidade

A Onduline preocupa-se com o ambiente e as suas telas de impermeabilização EVALON promovem uma economia circular salvaguardando todos os impactes durante o seu ciclo de vida, desde a fase de produção até ao final da sua vida útil. Se expostas à carga adequada, instaladas profissionalmente e aplicadas de acordo com as boas práticas, estas telas podem atingir uma vida útil de 35 anos ou mais.

Certificação BREEAM

A certificação BREEAM foi a primeira certificação sustentável de edifícios, e foi desenvolvida no Reino Unido em 1990. Porém, pela necessidade urgente de diminuir o impacte ambiental dos edifícios, existem já vários sistemas e certificações em que o objetivo final é o de atenuar as consequências dos edifícios nos ambientes locais e globais.

Ventilação Natural

Este tipo de ventilação usa o ar como fonte principal sem recorrer a meios mecânicos que terão consumos indesejáveis de energia. A qualidade do ar que se obtém através de uma ventilação natural é muito mais benéfica à saúde.

Passivhaus

Foi fundado no ano de 1996, o Passivhaus Institut. Este instituto, independente, é responsável pela evolução da definição deste conceito, que estabelece certos critérios técnicos para que um edifício possa obter a certificação. Este conceito cumpre as necessidades energéticas quase nulas, porém tem um alto custo de investimento inicial.

Arquitetura Vernacular

Este conceito tem mais de 100 anos e a sua estratégia é a de adaptar o edifício à sua envolvente, fazendo com que este se mantenha confortável a nível térmico, sem recurso a meios mecânicos para climatização, nem ventilação.

Oceanos

O setor da construção é um dos grandes produtores de resíduos plásticos. É um material amplamente usado no setor, para vários fins, uma vez que é extremamente barato, se comparado com outros produtos. Também os oceanos estão a ser fustigados por este tipo de resíduo proveniente do setor da construção.

Impermeabilização do solo

A impermeabilização de solo é um processo comum e faz parte do contínuo crescimento urbano em que vivemos. Ainda que seja entendido como necessário é um problema grave, uma vez que ao impermeabilizamos solos, retiramos a esse solo a capacidade de absorver água, com consequências que podem ser fatais.

Materiais sustentáveis

Quando se pretende escolher materiais de construção, é importante direcionar a nossa escolha para uma solução que equilibre as opções ambientais e económicas. Existem fabricantes que estão mais sensibilizados e já transmitem alguma desta informação no ato da sua aquisição.

Localização

Para a sua casa, prefira um local arejado, bem servido de transportes públicos e com todos os serviços indispensáveis à sua vida bem perto de si, como por exemplo a escola dos seus filhos e bens de primeira necessidade. Sustentabilidade é reduzir ao máximo a poluição.

Orientação solar

Sem dúvida que a melhor e mais vantajosa orientação solar de uma fachada é, tendo em conta a eficiência energética, a orientação Sul. A Norte, devem ser orientados os anexos secundários, tais como garagens, armazéns ou arrumos, por forma a se conseguir uma maior proteção térmica.

Casas ecológicas para Turismo

Quando falamos de ecoturismo, não falamos apenas de instalações em espaços naturais de casas de madeira, falamos de instalações autossuficientes. Hoje em dia abusa-se da palavra ECO para tudo. Mas é preciso saber distinguir o que é verdadeiramente ecológico.

Olhar para o que é mais importante

Se dá importância aos acabamentos, como banheiras de hidromassagem, cabines de duche ou para o facto de não ter estores, considerando isso mais valias, saiba que está completamente errado se quer saber se vai ou não poupar dinheiro durante a utilização da sua futura casa.

Descontrução

Sabia que todos os edifícios deveriam ser construídos e, no final da sua vida útil, desconstruídos? Um ciclo fechado é semelhante ao modelo “cradle to cradle”, é uma analogia com o metabolismo biológico presente na natureza, onde o “desperdício” é transformado em “alimento”.

Ciclo de vida dos edifícios

O Ciclo de Vida de um Edifício diz respeito ao conjunto de fases pelas quais esse edifício passou, até se tornar obsoleto. Essas fases dizem respeito de forma resumida, à fase de estudo prévio do projeto, ao seu planeamento, à execução da obra, à utilização do edifício e ao seu fim de vida.

Economia circular

E se eu lhe dissesse que todos os edifícios deveriam ser pensados de forma a poderem ser desmontados no final da sua vida útil? O que quero dizer é que, quando um edifício deixa de exercer a sua função para que foi destinado e se torna obsoleto, a intervenção não deverá ser nunca a demolição ou implosão!

Construção sustentável

Há anos que o foco no setor da construção, para a tornar mais sustentável, tem sido a redução da procura de energia. Mas a sustentabilidade não é só reduzir os consumos de energia. É que quase um terço das emissões de CO2 dos edifícios provém do carbono incorporado nos materiais e no processo de construção.

Banir os derivados de petróleo

É imperativo reduzir ao máximo todos os plásticos das atividades humanas. Nos edifícios ainda são aplicados estes produtos, quando há alternativas naturais ou recicladas. Lembre-se, ao escolher materiais para a construção, evite sempre que possível os materiais plásticos.

A diretiva EPBD

A EPBD, é uma diretiva europeia que diz respeito ao comportamento energético dos edifícios e que Portugal acabou de transpor, o que significa que o setor dos edifícios tem até julho 2021, para se adaptar às novas exigências. Esperamos que transposição da EPBD, se foque na sustentabilidade.

Porquê reabilitar?

A terra e o solo são recursos vitais para o nosso Planeta sobreviver. Nas últimas décadas, a ocupação dos solos para urbanização e construção de infraestruturas tem aumentado a um ritmo mais de duas vezes superior ao aumento da população, uma tendência que é claramente insustentável a longo prazo.

Descarbonização dos edifícios

Descarbonizar o setor da construção é fundamental, uma vez que este setor consome muita energia, desde a extração de matérias primas para a fabricação de produtos, como na fase da utilização dos edifícios. A solução será sempre optar por materiais menos poluentes.

Desmistificar a sustentabilidade

Hoje em dia cada vez mais se fala na necessidade dos edifícios serem mais sustentáveis. Mas, para que tal aconteça é necessário pensar nos vários pilares da sustentabilidade: o económico, o ambiental e o social. Porque na sustentabilidade estes três pilares não vivem sem separado.

Boas-vindas

Já parou para pensar que é dentro dos edifícios que passamos cerca de 90% do nosso tempo de vida? Que são eles também responsáveis pela nossa saúde e pela nossa qualidade de vida? Acompanhe este podcast e junte-se a esta iniciativa no combate à desinformação sobre Construção Sustentável.

Start typing and press Enter to search