SUSTAINABLE VALUE sobre os ecoprodutos utilizados num edifício | SV+50 | SV +75 | SV 100

SUSTAINABLE VALUE sobre os ecoprodutos utilizados num edifício | SV+50 | SV +75 | SV 100

Quer obter um selo que avalia a sustentabilidade do seu edifício/empreendimento no que se refere aos ecoprodutos utilizados?

Mais uma iniciativa PCS que visa contribuir para a descarbonização dos edifícios!

Todos os produtos que se encontram no Portal da Construção Sustentável, são produtos que contribuem para o desenvolvimento mais sustentável do setor da construção, a que damos o nome de ecoprodutos.

Estes ecoprodutos estão connosco, quer pelo seu baixo impacte ambiental no processo de fabrico, quer pelas melhorias ambientais que pode provocar durante a vida útil do edifício – como a redução do consumo de energia e/ou água -, quer ainda porque são produtos que podem ser valorizados no final da sua vida útil, através da reutilização ou reciclagem (para o mesmo fim ou para serem incorporados em novos processos produtivos) dando assim cumprimento à economia circular no setor da construção.

O Portal da Construção Sustentável, atribuirá um selo a todos os edifícios e/ou empreendimentos, com três classificações, que se distinguem porque neles foram prescritos mais de 50% de ecoprodutos, o SV +50, mais de 75% de ecoprodutos, o SV+75 ou ainda a classificação máxima, o SV 100 (100% dos ecoprodutos pertencem à nossa base de produtos e materiais mais sustentáveis).

Para o PCS é tão importante desenhar edifícios energicamente eficientes, como é a prescrição rigorosa de materiais de construção, no sentido de descarbonizar o setor. A desinformação no setor da construção começa a ser preocupante! Há que ter em consideração de que há materiais utilizados neste setor que, embora possíveis de reciclar, não há mercado que os absorva, como são os provenientes de petróleo (plásticos, EPS ou PVC, por exemplo). Os resíduos gerados por estes materiais, ou vão parar a aterro, ou ainda mais grave, ao mar.

Há que alertar para o seguinte: quase um terço das emissões de CO2 dos edifícios provém do carbono incorporado nos materiais utilizados na construção.

De acordo com dados recolhidos em «EU, 2019 – Taking action on the TOTAL impact of the construction sector», a construção civil é responsável por 39% de todas as emissões de carbono no mundo, sendo as emissões operacionais (desde a energia utilizada até ao aquecimento, arrefecimento e ventilação) responsáveis por 28%. Os restantes 11% provêm das emissões de carbono incorporadas, ou carbono “inicial” que está associado a materiais e processos de construção, e que se perpetuam ao longo de todo o ciclo de vida do edifício.

Estas emissões de carbono incorporadas têm sido completamente negligenciadas, e é necessário conseguir cortes drásticos em todas as emissões de carbono durante a próxima década, caso se pretenda manter o aquecimento global em 1,5 ºC (abaixo de 2 ºC) e cumprir os ambiciosos objetivos do Acordo de Paris.

Construiu um edifício/empreendimento, com os nossos ecoprodutos?

Poderá aceder ao formulário (deverá possuir uma conta google) para que possamos avaliar se o seu projeto/obra poderá ser classificado com o SV+

FORMULÁRIO PARA OBTENÇÃO DO SV +

ou

Consulte-nos para mais informações

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: