QUINTA(S)-FEIRA(S) (A) CIRCULAR(ES)!

QUINTA(S)-FEIRA(S) (A) CIRCULAR(ES)!

Sabe como tornar o setor da Construção mais circular?

Conheça a campanha “Quintas-feiras Circulares”

Até 2020, Portugal comprometeu-se, através do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), a adotar conceitos como a reutilização, a reparação e a renovação de materiais e energia. Neste âmbito, o Portal da Construção Sustentável (PCS) e a Quercus desenvolveram uma campanha de sensibilização e educação que ajudará a colocar em prática estes conceitos no setor da construção, responsável, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), pela extração de cerca de 75% de matérias primas da natureza e pela produção de cerca de 50% de todos os resíduos.

A cada quinta-feira, desde fevereiro de 2019, o PCS divulga, em campanhas periódicas, curtas-metragens didáticas sobre possibilidades de reciclagem e/ou reutilização de materiais de construção em 2.ª mão, não deixando de abordar a “desconstrução de edifícios” em detrimento da simples demolição e encaminhamento para aterro dos resíduos gerados. A primeira série de 10 episódios teve inicio a 28 de fevereiro de 2019 e a segunda a 06 de fevereiro de 2020. Ora veja:

2ª SÉRIE:

11. ISOLAMENTOS 100% RECICLÁVEIS

12. SUBTELHA: DURABILIDADE E SUSTENTABILIDADE

 

13. O QUE É A ARGILA EXPANDIDA ARGEX?

14. VOLCALIS, O ISOLAMENTO DE ORIGEM NATURAL

15. A ECONOMIA CIRCULAR PRESENTE NO VIDRO

De acordo com o CIB, a indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, desde a produção dos materiais até a execução da obra e a sua operação ao longo da vida útil do edifício, gerando consideráveis impactes ambientais. O setor apropria-se de cerca de 75% de tudo que é extraído da natureza. Destes 75% apenas entre 25% a 50% são realmente utilizados, sendo que quase metade é desperdiçado, através da geração de resíduos. No fim de vida útil de um edifício, a sua demolição significa o envio de toneladas de resíduos para aterro.

É por isso urgente acabar com a simples demolição de um edifício e passar ao seu desmantelamento passo a passo e sua desconstrução seletiva de forma a valorizar adequadamente os materiais retirados, promovendo a sua re-integração em novos usos.” alerta Aline Guerreiro, referindo-se à economia circular no setor da construção.

1º SÉRIE:

1. REVESTIMENTOS NATURAIS E ECOLÓGICOS

2. MOBILIÁRIO URBANO RECICLADO

3DIVISÓRIAS INTERIORES RECICLADAS

4. INCORPORAÇÃO DE BORRACHA RECICLADA EM PAVIMENTOS

5. O QUE É A DESCONSTRUÇÃO?

6. CAIXILHARIAS REUTILIZÁVEIS E EFICIENTES

7. SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS NA CONSTRUÇÃO

8. ISOLAMENTOS ECOLÓGICOS E NATURAIS

9. RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

10. TRIAGEM DE RESÍDUOS EM OBRA

 

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: