Resíduos

residuos

O SETOR DA CONSTRUÇÃO É RESPONSÁVEL POR CERCA DE 30% DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS EM TODO MUNDO (AGENDA 21 PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, CIB), PELO QUE FAZ SENTIDO ADOTAR MEDIDAS DE MINIMIZAÇÃO DE PRODUÇÃO DESTES RESÍDUOS.

Em Portugal não existem estatísticas credíveis a este nível, mas tendo em consideração a forte presença da indústria da construção nos últimos anos, este valor deve ser muito significativo.

Os Resíduos de Construção e Demolição RCDs, provém das mais diversas fontes: produção de materiais, perdas durante o seu armazenamento, transporte, manutenção e demolição.

A melhor forma de lidar com os RCDs é em primeiro lugar, evita-los. Depois é necessário tentar reciclar o maior numero possível. A incineração e a deposição dos resíduos em aterros sanitários devem ser evitadas.

A quantidade de resíduos de construção e a sua eventual reutilização ou reciclagem, depende fundamentalmente do tipo de materiais e técnicas de construção utilizadas, para além da organização da empresa de construção, das especificações do projecto e da qualificação da mão-de-obra.

O setor da Construção é responsável por cerca de 30% dos resíduos produzidos em todo mundo.

  1. RESÍDUOS_BOAS PRÁTICAS;
  2. RESÍDUOS_GESTÃO EM OBRA;
  3. RESÍDUOS_GESTÃO EM OPERAÇÃO;
  4. RESÍDUOS_IMPACTES AMBIENTAIS.