Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Prémio Inov.Ação Valorpneu vai premiar grandes “ideias verdes”, novos serviços, produtos ou tecnologias relacionadas com os pneus usados ou materiais derivados da sua reciclagem.

Promovido em duas categorias: “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”, o Prémio Inov.ação Valorpneu tem por objetivo mobilizar o interesse dos diferentes sectores e ajudar as ideias com potencial a “sairem do papel”, transformando-as, com a ajuda de todos os parceiros envolvidos, em reais soluções de mercado a favor do Ambiente e da Economia nacional.

Ao participar nesta iniciativa, o seu projeto inovador pode vir assim a tornar-se numa real solução de mercado, ganhando o reconhecimento que deseja e a viabilidade que o seu espírito empreendedor merece.

Enquadramento

A pressão que as atividades económicas exercem atualmente sobre os recursos naturais, bem como os impactes ambientais associados à sua utilização, têm tornado cada vez mais clara a necessidade de um avanço significativo ao nível da melhoria da eficiência de recursos primários e da exploração de novas formas de energia na indústria, mas igualmente na redução do desperdício de materiais e da produção de resíduos.

As vantagens associadas a um novo modelo de desenvolvimento são ambientais e também económicas.

Neste contexto, a Comissão Europeia formalizou a Iniciativa Emblemática “preservar o valor acrescentado dos produtos o máximo de tempo possível, minimizando a produção de resíduos e, quando estes são inevitáveis, se procura devolver os recursos aos processos produtivos para a criação de valor.

Este é assim um tema extraordinariamente atual. Por esta razão, e consciente da importância da sua atividade, a Valorpneu procura continuamente soluções inovadoras para o destino sustentável dos pneus usados, sendo que o Prémio Inov.Ação Valorpneu surge neste contexto.

Guide to resource efficiency in manufacturing (Download)
Fechar o ciclo – plano de ação da UE para a economia circular (Download)
Macroeconomic modelling of sustainable development and the links between the economy and the environment – Final Report (Download)
Towards a Circular Economy: Business Rationale for an Accelerated Transition (Download)

MAIS INFO

Recent Posts

Start typing and press Enter to search