Sorry, this entry is only available in European Portuguese and European Spanish. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

capa

Por: Aline Guerreiro, arquiteta

Coordenadora do Portal da Construção Sustentável

Este guia foi elaborado com a intenção de colmatar uma falha na informação entre os gabinetes de arquitetura que desejam especificar materiais sustentáveis e indústria que inove no sentido da sustentabilidade.

Por outro lado, este trabalho foi concebido de forma a servir de veículo de informação ao consumidor comum que deseje reabilitar as suas casas, no sentido da verdadeira sustentabilidade, uma vez que a necessidade de redução do consumo de recursos é um caminho inegável.

A construção sustentável necessita do desenvolvimento de ferramentas para poder avançar e responder à legislação cada vez mais exigente. A política de compras públicas ecológicas e as diretivas sobre EPD`s que se avizinham requerem adaptação rápida da nossa indústria da construção para que o mercado nacional não seja invadido apenas por opções estrangeiras.

Foi neste sentido que o Portal da Construção Sustentável decidiu editar este guia que exige às empresas representadas inovação constante e informação credível sobre os produtos e serviços que fornece.

Os materiais são parte integrante da construção e uma base de dados de materiais sustentáveis não existe no nosso país. Por outro lado a forma de avaliação e seleção dos materiais continua a ser pouco definida, acresce ainda do facto da indústria da construção não estar muito orientada para a questão da sustentabilidade dos materiais.

Guia Ecoprodutos 2017 PT

Versão para impressão

 

Recent Posts

Start typing and press Enter to search