APRESENTAÇÃO DO SUSTAINABLE VALUE | ISO 14024

APRESENTAÇÃO DO SUSTAINABLE VALUE | ISO 14024

SUSTAINABLE VALUE | ISO 14024

O desenvolvimento do programa de rotulagem ambiental de Tipo I, incluindo a seleção de categorias de produtos, critérios ambientais e características funcionais dos produtos, permite avaliar e demonstrar a conformidade de um produto para a construção mais sustentável, segundo os procedimentos adotados com base na ISO 14024:2018 para a certificação e atribuição do rótulo.

Este rótulo – SUSTAINABLE VALUE – foi desenvolvido com o apoio do EEAGRANTS e do Ministério do Ambiente e Ação Climática. A partir de agora, a empresa possui a possibilidade de atribuição de um selo a determinado produto, com base numa norma internacional: ISO 14024, trata-se de um programa de rotulagem ambiental tipo I  voluntário, baseado em múltiplos critérios, que autoriza a utilização de rótulos ambientais em produtos indicando a sua preferência ambiental global, dentro de uma categoria de produtos, que também consideram o seu ciclo de vida.

O objetivo deste selo é o encorajamento na procura e oferta de produtos que causem menos perturbações no ambiente através da comunicação de informação verificável e precisa, e não enganadora sobre os aspetos ambientais, estimulando assim o potencial para uma melhoria ambiental contínua orientada para o mercado.

PROGRAMA | SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

10h30 – Acolhimento

  • 10h45 – Apresentação do projeto Sustainable Value, com o apoio do EEAGRANTS e MAAC
  • 11h00 – Sustainable Value | ISO 14024
  • 11h15 – Linha de apoio – perguntas&respostas

11h30 – Encerramento

MISSÃO 

O programas de rotulagem ambiental de Tipo I visam contribuir para a redução dos impactes ambientais associados aos produtos através da identificação de produtos que satisfaçam os critérios estabelecidos para uma preferência ambiental. É endereçado às empresas que pertencem a uma determinada categoria, um formulário que assegura a transparência e credibilidade da rotulagem ambiental, através de documentos técnicos fornecidos pelo fabricante/representante do produto; Normas ISO e IEC; outras normas reconhecidas internacionalmente; normas regionais e nacionais; permitindo a harmonização com os princípios e procedimentos aplicáveis ao programa. A informação fornecida é guardada na pasta da empresa e servirá de base na justificação do enquadramento da ISO 14024, se solicitado pela International Organization for Standardization.

VEJA AQUI A SESSÃO GRAVADA:

 

 

 

 

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: