Inscrições: 

Pelo email: angela@biobrassica.pt ou pelo telefone/ telemóvel: 253 271 187  /  963445889

A inscrição tem um custo de 95,00€ por pessoa, inclui almoço e certificado de participação. Este WORKSHOP está limitado a pessoas com mais de 18 anos.
As vagas são limitadas a 20 participantes e são preenchidas por ordem de pagamento da inscrição

PROGRAMA

Manhã Teórica (09:00h – 13:00h)

  • a importância ambiental e económica de um sanitário seco;
  • diferentes designs de sanitários secos;
  • modo de funcionamento e princípios básicos;
  • escolher o melhor design para servir as necessidades do solo, das plantas e do nosso dia-a-dia;
  • perguntas/respostas e debate aberto;

Almoço vegan incluído no valor da inscrição

Tarde Prática (14:00h – 18:00h)

  • preparação do depósito de recolha de dejetos humanos;
  • instalação da ventoinha, filtro de ar e tampa da sanita;
  • preparação do composto ativo dentro do depósito de recolha de dejetos;
  • preparação do depósito de recolha de fertilizante líquido proveniente do sanitário seco;
  • eventuais melhoramentos funcionais e estéticos pelos formandos;
  • conclusões entre formandos da formação.

Nota: Os formandos devem levar luvas elásticas de trabalho, botas, roupa impermeável (eventual chuva), bloco de notas e caneta.

 

Numa altura em que muito se fala em poupança de recursos naturais e uso eficiente da água, a Biobrassica convidou um especialista em sanitários secos, o madeirense Rodrigo Silva para realizar um workshop sobre este tipo de construções no dia 17 de Novembro, na nossa Quinta Biológica, na Avenida Alfredo Barros, Fraião, Braga.

  O saneamento a seco não necessita de água para o seu funcionamento e não se liga à rede de águas residuais. Para além disso, é muito eficaz biologicamente. Existe uma variedade de modelos e marcas comerciais, com formas e desenhos diferentes. Podem ser por exemplo: sanitas a seco de compostagem completa ou parcial, sem ou com separação de urina. Também podem ser construídas “in situ”.

O objetivo deste workshop passa por dotar os participantes dos conhecimentos necessários para que possam elaborar o seu próprio sanitário seco.

O Rodrigo Silva vive na lha da Madeira e tem formação em Permacultura, Ecovilas, Bioconstrução, Biodinâmica e noutras áreas relacionadas com a ecologia do planeta e o bem-estar dos seres vivos. Teve experiências na área de saneamento ecológico desde a massificação de sanitários e urinóis secos no Boom Festival (durante 3 edições) até à implementação e formação destes mesmos sistemas no Haiti em 2010 após o terramoto. Os seus grandes mestres e amigos foram Hamish Skermer (NaturalEvent) e Joe Jenkins (Humanure Handbook) com os quais teve o prazer de colaborar e aprender durante os dois eventos mencionados.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search