OS NOSSOS FORMADORES

aline_F

Aline Guerreiro (AG), Mestre em Construção nascida a 22 de Dezembro de 1970

Aline Guerreiro, arquiteta desde 1995, é voluntária da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza há mais de 10 anos, associação que também já dirigiu e onde coordena a temática da Construção Sustentável.

Tem sido frequentemente convidada para fazer apresentações na área da “Eficiência Energética em Edifícios” e “Construção Sustentável” em Licenciaturas e Mestrados de várias Universidades e Institutos Politécnicos. Os projetos que coordena respeitam as premissas de sustentabilidade na construção. Deu apoio ao ensino na disciplina de Arquitetura da Licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico. Foi consultora do IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana para a área de Construção Sustentável.

Criadora e coordenadora do Portal da Construção Sustentável desde 2010 (www.csustentavel.com), onde se dedica ao desenvolvimento de ações que privilegiem a promoção das boas práticas para a qualidade construtiva, eficiência energética e reabilitação.

Está a terminar o seu doutoramento na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, na mesma área com enfoque na reabilitação de edifícios.

Possui mais de 6000 horas em atividades formativas, como formadora.


carmen_F0

Carmen Lima (CL) é coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza onde acompanha as temáticas de Gestão de Resíduos no âmbito do acompanhamento das Políticas Ambientais em matéria de Amianto, Resíduos de Construção e Demolição e outros fluxos de Resíduos, Resíduos Industriais, Resíduos Sólidos Urbanos, assim como em matéria de Políticas de Prevenção da produção de resíduos.

É licenciada em Engenharia do Ambiente (2000), possui os cursos de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (2002) e em Construção Sustentável (2003), e Mestrado em Planeamento e Construção Sustentável (2009). Encontra-se a realizar o curso de Doutoramento em Engenharia do Ambiente, trabalhando no tema “Prioridades na gestão do risco do amianto”, numa análise baseada na caracterização sobre a incorporação de fibras de amianto em materiais e equipamentos para a construção em Lisboa, em edifícios privados. Iniciou a carreira profissional em 1999, na área da Gestão de Resíduos (Industriais banais e perigosos, Hospitalares e de Construção e Demolição), tendo acompanhado trabalhos de identificação e remoção de materiais contendo amianto, num operador de gestão de resíduos licenciado.

É membro da Comissão Técnica do Amianto, sob coordenação da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e participou na Audição para a elaboração do “Parecer para eliminar o amianto na Europa” (2014), enquanto especialista convidada, publicado pelo Comité Económico e Social Europeu.

Possui muita experiência como formadora na temática.


 

sandra_f

Sandra Pires (SP), Engenheira do Ambiente, nascida a 9 de Outubro de 1975.

É licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro desde o ano 2000 e LEED AP Building Design + Construction  pelo GBCI – Green Business Certification Inc.  desde Maio de 2017. Formadora desde 2001 e auditora interna de sistemas de gestão desde 2008.

Tem vasta experiência em gestão ambiental no sector da construção, em Portugal e Angola, tendo integrado vários projetos de engenharia. No seu trajeto profissional destacam-se a conceção e implementação de sistemas de gestão na construção e também na área industrial, a certificação ambiental, a gestão de resíduos e a instrução de processos de licenciamento na área ambiental.

Atualmente é consultora na área da construção sustentável (certificação de projetos) e nas áreas da qualidade e ambiente. É uma das criadoras e representante da marca USinGreen – Projetos Sustentáveis cujo principal foco é a consultoria na avaliação da sustentabilidade de edifícios. Colabora, na temática LEED, com o Portal da Construção Sustentável.

Ao longo da sua carreira lecionou bastantes acções de formação, maioritariamente na área de gestão ambiental na construção.