Ci spiace, ma questo articolo è disponibile soltanto in Portoghese Europeo. Per ragioni di convenienza del visitatore, il contenuto è mostrato sotto nella lingua alternativa. Puoi cliccare sul link per cambiare la lingua attiva.

CONHEÇA AS NOVAS SEXTAS SUSTENTÁVEIS!

Este ano, as Sextas Sustentáveis serão realizadas nas instalações de uma entidade acolhedora, de forma a facilitar o contacto com os materiais e soluções construtivas que ali se apresentam. O calendário já disponível.

DO QUE SE TRATA

Tratam-se de sessões de tecnologia e sustentabilidade sobre vários produtos e equipamentos para a construção com base em premissas de sustentabilidade. Assim, apenas são abordados produtos e equipamentos que possam, em qualquer uma das fases da construção, contribuir para um melhor ambiente construído, proporcionando uma maior eficiência de recursos, como a poupança energética, o menor consumo de água e a minimização de produção de resíduos. A origem dos materiais e a sua capacidade de reciclagem também não será descurada.

ONDE

Estas ações terão lugar numa empresa de materiais de construção que se disponibilize a acolher os participantes.

PARTICIPAÇÃO

O número de participantes varia entre os 30 e os 120, normalmente estudantes ou profissionais da área interessados no desenvolvimento mais sustentável do sector da construção. A participação nestas sessões é gratuita, mas está sujeita a uma inscrição prévia, a realizar no site do PCS www.csustentavel.com

CONCEITO E OBJETIVOS

Para além de se pretender que cada sessão possa visar a apresentação especializada de um produto, ajustando-o às necessidades técnicas do exercício profissional dos interessados, colmatando lacunas e melhorando a informação disponível no mercado, também se espera que estas possam servir de fonte de sensibilização para a necessidade premente de um novo rumo para o setor da construção, fazendo-o evoluir para que seja um exemplo no desenvolvimento sustentável, tão necessário ao planeta, e contrariar a tendência que fez dele um dos setores com maiores impactes ambientais negativos. Um conhecimento aprofundado dos produtos e equipamentos já existentes no mercado que possam diminuir estes impactes e melhorar o ambiente construído e/ou a construir, estimulando uma melhor utilização e otimização no âmbito do projeto e da obra, serão premissas fundamentais para que este paradigma venha a ter sucesso.

Em conjunto com as empresas, pretende-se que estas sessões sirvam também como uma ferramenta adicional para o trabalho dos arquitetos e demais profissionais, numa perspetiva mais prática e facilitadora da sua profissão.

CONTEÚDOS E MATERIAL DIDÁCTICO

As empresas participantes e o Portal da Construção Sustentável (PCS) serão responsáveis pelo conteúdo da conferência, respetiva apresentação e distribuição de material didático (ex. catálogos e amostras) aos participantes.

CALENDÁRIO JÁ DISPONÍVEL

Recent Posts

Start typing and press Enter to search