GUIA PARA A REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS PARA ARQUITECTOS

GUIA PARA A REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS PARA ARQUITECTOS

PEÇA JÁ O SEU GUIA PARA A REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS – ÚLTIMOS EXEMPLARES

*a oferta da agenda 2018 é limitada ao stock existente

Nesta manual pode encontrar elementos e conselhos para uma construção energeticamente mais eficiente, contribuindo assim para uma Arquitectura mais Sustentável.

Em 2020, todos os edifícios novos deverão ser altamente eficientes e ter um balanço energético próximo do zero. O conceito já existe, mas vai passar a ser obrigatório. A partir de 2020, os edifícios novos terão de ser “nearly zero energy buildings” (NZEB) e os edifícios do Estado vão ser os primeiros a ter que dar o exemplo, dois anos antes, em 2018. (in www.edificioseenergia.pt)

Em Portugal, o parque urbano está sobre-lotado, tendo o sector da construção baixado drasticamente a sua actividade para novos edifícios, verificando-se uma redução de cerca de 80% no número de novos alojamentos concluídos entre 2009 e 2015, prevendo-se a continuação desta tendência (Fonte: EUROCONSTRUCT, 74th Conference). Este sector terá obrigatoriamente que apostar na reabilitação de edifícios que, além do mais, é urgente e necessária. No entanto, Portugal continua ainda a apresentar valores de produtividade do segmento da reabilitação de edifícios inferiores à média europeia.

Perante este cenário, decidiu o PCS editar um Guia para Reabilitação Energética de Edifícios, onde poderão ser encontradas informações sobre como tornar os edifícios existentes mais eficientes sob o ponto de vista do consumo de energia e sustentabilidade. Esta é uma responsabilidade que cabe aos arquitectos, uma vez que são eles os responsáveis pelos respectivos projectos. Neste guia encontram-se soluções para as principais patologias associadas aos edifícios existentes e ainda informação sobre produtos, materiais e equipamentos que contribuam para a sustentabilidade do sector da construção, promovendo, para além de eficiência energética, a poupança de água e diminuição da produção de resíduos.

Importa salientar que a reorientação do sector da construção para a reabilitação de edifícios poderá contribuir para a melhoria das condições de funcionalidade e segurança do parque edificado, para a manutenção ou aumento da produtividade e nível de empregabilidade da indústria da construção e ainda para a revitalização social e económica de zonas urbanas, actualmente degradadas e pouco habitadas.

Preço de cada exemplar: 12,30 €

Desconto de 20%: arquitectos, estudantes, membros PCS.

PEÇA JÁ O SEU GUIA PARA A REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS – ÚLTIMOS EXEMPLARES

(o envio é gratuito para Portugal Continental e Ilhas)

APOIO À DIVULGAÇÃO:

arqout_oasrn