APEA: Curso Técnico – Construção e Reabilitação Sustentável, linhas orientadoras

APEA: Curso Técnico – Construção e Reabilitação Sustentável, linhas orientadoras

25-26 de Novembro I

Formador: Aline Delgado, PORTAL DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL  I
Local: ULHT, Campo Grande, Lisboa I
8 créditos, no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A I

oa

OBJETIVO GERAL:

Este curso pretende capacitar os profissionais do setor da construção de noções fundamentais e práticas que contribuam para tornar o edificado mais sustentável. Estas linhas orientadoras sobre uma Construção e Reabilitação Sustentável pretendem a promoção da sustentabilidade das intervenções na construção e reabilitação do património edificado, para a construção de centros urbanos atrativos e sustentáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Pretende-se que no final da ação os participantes tenham adquirido competências que lhes permitam: • Elaborar um projeto de arquiteturas com um melhor desempenho ambiental. • Projetar tendo em conta o uso eficiente da energia, da água, o uso de materiais certificados e renováveis. • Perceber as mais-valias do aproveitamento de condições naturais locais proporcionando o aumento da qualidade ambiental interna e externa dos edifícios. • A utilização consciente dos equipamentos e do edifício pelos seus utilizadores.
PROGRAMA:
25-26 de Novembro (16 H)

MÓDULO I – Apresentação (1 hora)

1. Receção aos formandos Apresentação do formador e dos participantes
2. Apresentação da formação Programa, objetivos e avaliação
3. Enquadramento O projeto de execução

MÓDULO II – Recomendações para uma construção ou reabilitação sustentável (2 horas)

1. Fases do projeto –informação previa, licenciamento, execução, obra e desconstrução (1 hora) A quinta fase do projeto: a desconstrução. Tão importante quanto toda a estruturação desde a informação prévia à obra, sendo o projeto de execução aquele que é fundamental quando se fala em sustentabilidade, haver uma valorização após o fim de vida é essencial, sendo por isso obrigatória a fase do projeto de desconstrução.
2. Paradigma transversal – todos os intervenientes envolvidos (1 hora) Não só o arquiteto deve ser conhecedor de construção sustentável. Desde o cliente até ao eletricista que coloca a iluminação no final da obra, deverão estar conscientes das necessidades a que um desenvolvimento mais sustentável da construção obriga.

MÓDULO III – Uso eficiente de energia (8 horas)

1. Orientação solar – princípios bioclimáticos (2 horas) A orientação solar é o mais importante quando se quer tirar partido do clima para obtenção de conforto térmico. No caso de nova construção, orientar bem ou mal um edifício custa exatamente o mesmo e o conforto na sua utilização pode ser completamente diferente em termo de custos.
2. Iluminação – eficiência energética (2 horas) Iluminação inteligente – iluminação eficiente.
3. Equipamentos energias renováveis– eficiência energética (1 hora) Que equipamentos de energias renováveis? Quais os mais adequados? Qual o retorno?
4. Cores – o papel das cores (1 hora) Há cores que absorvem mais energia tornando os edifícios mais quentes.
5. Materiais – que materiais? (2 horas) Materiais com inércia térmica que acumulam energia, são fontes de aquecimento passivo. Porém devem ser evitados na estação quente. Como ativar e desativar estes sistemas.

MÓDULO VI –Uso eficiente da água (2 horas)

1. Torneiras ecológicas e eficientes – usos e benefícios diários (1 hora) Torneiras com redutos de caudal e isentas de substâncias nocivas à saúde.
2. Reutilização/aproveitamento da água – retorno de investimento (1 hora) Como aproveitar água da chuva e águas cinzentas para destinos não potáveis. Poupanças estimadas.

MÓDULO VII – Ciclo de Vida dos Materiais (1 hora)

1. Materiais de Construção – Noção de ACV (1 hora) O que é o ciclo de vida de um material. Ciclo aberto e ciclo fechado.

MÓDULO VI – Avaliação (2 horas)

1. Avaliação da aprendizagem exercício de avaliação da aprendizagem (1 hora)
2. Discussão esclarecimento de dúvidas e sugestões (1 hora)
____________________________________________________________

Valor das inscrições:

100€ – Sócios APEA
175€ – Não-sócios APEA

Partilhar:
Dúvidas? Envie-me uma mensagem: